redes sociais

Em Portugal, 50% das empresas verificam as redes sociais dos candidatos

Um estudo do portal de emprego Jobatus revelou, assim, que a “verificação das redes sociais é cada vez mais comum no processo de recrutamento”.

Metade das empresas em Portugal (50%) diz verificar as redes sociais dos candidatos antes de os contratar. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo do portal de emprego Jobatus, que revelou que o mesmo é válido para as organizações no Brasil.

A pesquisa concluiu, ainda, que as empresas que fazem essa verificação usam principalmente as redes sociais Facebook e LinkedIn para analisar a presença digital dos candidatos, informa um comunicado enviado às redações.

O estudo, que tem na base dados recolhidos de uma amostra de 10.000 empresas em Portugal e no Brasil, revelou, portanto, que a “verificação das redes sociais é cada vez mais comum no processo de recrutamento”, sendo usado pelas organizações para “avaliar a personalidade, o comportamento e as habilidades de comunicação dos candidatos”.

Entre as empresas que verificam as redes sociais dos candidatos, 75% afirmam ter descartado candidatos com base nas informações encontradas nas suas contas nas redes sociais. Essa tendência pode, assim, “ter um impacto negativo sobre os candidatos que não gerem adequadamente a sua presença ‘online’”, explica a Jobatus no comunicado citado.

Por outro lado,  25% das empresas que verificam as redes sociais dos candidatos dizem encontrar informações positivas que ajudam na decisão de contratação. “Por exemplo, alguns candidatos apresentam experiência em voluntariado, participação em projetos sociais ou habilidades profissionais que não foram mencionadas nos currículos”, explica a mesma fonte.

Contas feitas, os dados sustentam a “importância dos candidatos gerirem cuidadosamente a sua presença digital”, para evitar informações que possam prejudicar as suas hipóteses de serem contratados. 

Fonte: Notícias ao minuto
Imagem: Foto de Magnus Mueller: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-uma-mao-segurando-um-smartphone-preto-2818118/